Liberação da Itália – 25 de Abril de 1945.

Em 25 de abril, a Itália celebra a sua liberação do Nazifascismo.

O dia 25 de abril é feriado nacional na Itália. É a data em que se comemora a liberação da Itália , desde 1945, contra os nazistas e fascistas. Aconteceu durante a segunda guerra mundial e é também chamada de resistência italiana.  Mas você sabe o porquê ela afeta nós no Brasil?

LIBERAÇÃO DA ITÁLIA EM 25 DE ABRIL –  A HISTÓRIA

O movimento armado chamado de “A resistência Italiana” ( resistência italiana comunista) foi o movimento que se colocou e lutou contra à ocupação dos Alemães nazistas e também seus aliados Fascistas de Benito Mussolini. O território era controlado pelas tropas do exército alemão. Tudo isso, obviamente durante a Segunda Guerra Mundial.

Fotografo Brasileiro na Itália – Roma, 25 abril.

25 ABRIL DE 1945 – VÍDEO EDITADO COM O ÁUDIO ORIGINAL.

O Vídeo abaixo trata-se de uma edição feita em comemoração ao dia da libertação da Itália. O áudio é verdadeiramente original, conforme a wiki italiana e a voz é do personagem Sandro Pertini, de 1945 em Milão.

“Cidadãos, trabalhadores! Greve geral contra a ocupação Alemã, contra a guerra fascista, pela salvação das nossas terras, das nossas casas, das nossas fábricas. Assim como Genova e Torino, coloquemos os Alemães diante do dilema: Rendam-se ou pereçam.”

Ainda segundo a wiki italiana, o movimento era baseado em estratégias de guerrilha e teria  aparecido quando a Itália foi invadida pela Alemanha. Seus membros eram conhecidos como “partigiani ( link em italiano)”. Outras fontes também citam que cerca de 300 mil teriam composto as fileiras dentre estes 35 mil seriam mulheres.

DA LIBERTAÇÃO DA ITÁLIA DE 25 DE ABRIL DE 1945 ATÉ HOJE.

Na formação da resistência, compunham diversos partidos e ideologias antagônicas como católicos, liberais, socialistas, monarquistas, anarquistas… Eles formavam o CLN, ou, Comitê de Libertação Nacional e por sua vez, mais tarde, formaram e constituiriam os primeiros governos do pós-guerra.

Quer receber dicas e novidades sobre a Itália? 


   





A república italiana tem sua origem neste movimento de resistência. Em 1946, a assembléia constituinte foi eleita e composta em sua maioria por estes partidos e que elaboraram a constituição Italiana, baseada nos princípios da democracia e do Antifascismo. Mais tarde, após um referendo, foi abolida de vez a monarquia e a República italiana foi constituída. E por isso, com ela, uma nova constituição em 01 de janeiro de 1948 foi promulgada.

LIBERTAÇÃO DA ITÁLIA DE 25 DE ABRIL  E O BRASIL.

E o que nós no Brasil temos a ver com isso tudo que aconteceu em 25 de abril na Itália?

Modelo Italiana e Ensaio Fotográfico.

Bem, pra início de conversa, antes de 1948, por exemplo, mulheres italianas que iam fugidas  da guerra, em busca de vida melhor no Brasil ( entre elas a minha avó da Calábria), bem como  em outros países no exterior, que casavam-se e tinham seus filhos oriundos de matrimonio com não italianos, simplesmente estes filhos “não eram italianos reconhecidos pela lei”.  Esta constituição, retorna o direito às mulheres italianas, de reconhecer os seus filhos, desde que nascidos depois de 01 de Janeiro de 1948… Mas e os anteriores … isso é outra história. Não é o foco deste texto.

 

Talvez por isso, só por isto, eu considere a importância para nós. Como também outro fato é que você que busca dicas sobre a Itália, pode se aproveitar dele para programar e curtir melhor sua viagem a turismo no país dos vinhos.

CONCLUINDO, AGORA É A SUA VEZ.

Fotografo Brasileiro na Itália.

E você? O que achou deste texto? O que acha de todo esse papo tratado aqui? Tem sugestões? Então deixa aqui para mim. Muito obrigado e até o próximo!

Ah!  😍 Já ia esquecendo. Caso você busque serviço de fotógrafo brasileiro na Itália para aniversário de casamento ou lua-de-mel, 📷 pode entrar em contato aqui por mensagem ou aqui, direto por whatsApp.

 

Arrivederci. 🙂

Artur é Calabrês que nasceu em Niterói RJ, em 1979, e também.

Nível médio em Administração de Empresa – CEAL.
Direção Cinematográfica na ECDR no RJ.
Publicidade e Propaganda  na UNIVALI, SC
Marketing Digital e Eleitoral e Ciência da Comunicação na UNISA, Itália.
UFA! Nunca pára quieto esse “menino”.
“Fala” muito! E pra piorar, em português, italiano, inglês e espanhol!
Atuou em produtora de vídeo, fotografia e áudio desde 2002.

9 respostas para “Liberação da Itália – 25 de Abril de 1945.”

  1. Giorno della Liberazione! realmente os italianos tem muito que comemorar e de se orgulhar desse marco.
    Um povo precisa da sua história para saber e lembrar da força que têm e daquilo que são capazes!

  2. Parabéns pelo texto! Adorei o conteúdo. Sei pouquíssimo sobre história da Itália e foi muito informativo ler sobre 25 de abril. Valeu amigo!

      1. Podemos dizer que este é verdaeiramente um exemplo de que a internet também tem muitas coisas boas: expande as relações interpessoais – nos aproxima de pessoas tão distantes e que se tornam parte do nosso cotidiano.
        Além é claro, de nos mostrar fatos/fotos e lugares pitorescos de uma Itália”bucólica”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *